Aprendizagem, da imersão à reflexão

Imagem de Thought Catalog via Unsplash

 

Em setembro de 2021 fiz uma formação escolhida por mim e cujas aprendizagens tinha todo o interesse em aplicar à minha prática diária. No final, o desenho do curso não previa tempo de reflexão e eu não fui capaz de o criar - não voltei a olhar para as minhas notas até setembro de 2022. 

No livro Lifelong Kindergarten, Mitchel Resnick, Professor de Learning Researchno MIT Media Lab, defende que as melhores experiências de aprendizagem passam por fases alternadas de imersão e reflexão. 

No entanto, tendemos frequentemente a privilegiar a primeira em detrimento da segunda, porque a nossa capacidade de encontrar tempo para refletir é diariamente ameaçada por todos os estímulos, tarefas e exigências externas a que estamos sujeitos.

“Neste mundo em que vivemos, entusiasmados e entretidos pelos avanços tecnológicos e científicos, que nos empurra constantemente nas direcções da produtividade, eficiência e eficácia, da felicidade a todo o custo, do equilíbrio permanente, da criatividade forçada, etc., parece faltar o espaço para pensar.” - João Sevilhano

Mas é precisamente no meio do caos do dia-a-dia que mais importa parar para pensar, dando ao cérebro a oportunidade de processar observações e experiências e delas retirar significado. A investigação tem demonstrado o impacto da reflexão guiada ao nível do auto-conhecimento, do desempenho, do bem-estar e do respeito pelo tempo dos outros. 

No âmbito da aprendizagem, a fase de reflexão é como um check-up ao processo: permite-nos analisar o que aprendemos, identificar o que ainda precisamos de aprender e traçar novos planos para o concretizar. 

A aprendizagem intencional pressupõe a ritualização de práticas de reflexão, ou seja, a criação de uma rotina de revisão e análise da aprendizagem*:

🚫 Bloquear 30 minutos não negociáveis por mês para dedicar a esta reflexão. 

📓Responder a um conjunto de questões pré-definidas num caderno: 

  • O que experimentei este mês?

  • O que aprendi?

  • O que não correspondeu às minhas expectativas?

  • O que quero fazer a seguir? Porquê?

  • Quem me pode ajudar a chegar lá?

⏩ Redefinir os objetivos para o mês seguinte de acordo com as conclusões da reflexão.

--

“Através da reflexão, as pessoas estabelecem ligações entre ideias, desenvolvem um entendimento mais claro de quais as estratégias mais produtivas, e ficam mais bem preparadas para transferir o que aprenderam para novas situações no futuro.” - Mitchel Resnick

--

* Esta rotina foi em parte inspirada por uma proposta de David Epstein em entrevista ao podcast Creative Confidence.

Previous
Previous

Criatividade segundo Paul McCartney

Next
Next

Aprender em público